
MENSAGEM PELO 74º ANIVERSÁRIO DA ADESG.
Em 29 de março de 2001, o então e saudoso Presidente da ADESG, Médico MOACIR ELIAS, comparecia ao CAEPE/2001, Turma Terceiro Milênio, a pedido do então Comandante da ESG, Vice-Almirante ADILSON VIEIRA DE SÁ para falar da saga histórica da ADESG à nova turma de estagiários. Eram em torno de 100 novos discentes, entre militares das três Forças Singulares, Civis de diversas profissões, policiais, todos oriundos das mais diversas regiões do Brasil.
Dentre aquele capital humano, encontrava-se este Presidente, cujo porvir lhe era desconhecido, em termos de relacionamento com a instituição.
24 anos se passaram, e este velho coronel é levado pelo incompreendido destino a ofertar ao sistema ADESG palavras de felicitações pelo septuagésimo quarto aniversário da nossa instituição, como fizera o Médico MOACIR ELIAS, ao viver a Presidência no cinquentenário da sua existência, em 2001.
O desencontro da temporalidade, às vezes, revela dicotomias do pergaminho da existência humana, com suas incógnitas reveladoras de um sentido estrutural, cujos contornos são percebidos somente pelos iniciados.
Nesse caudal efêmero da vida, ao contemplar nossa avançada idade, vem as silhuetas dos nossos antepassados que nos deixaram, cujas dedicações e devoções pela missão da ADESG produziram rastros de servidão e sacerdócio na construção do civismo, da cidadania e do patriotismo, tudo ofertado pela ADESG à sociedade.
Por isso, nesses 74 anos, este Presidente, ao olhar a teia do nacionalismo, entrelaçados pelo saber conjuntural e global, saúda a todos(as) adesguianos(as), os de ontem e os de hoje, como se fosse um santuário a irradiar o entendimento do manejo intrincado do Poder Nacional. Este, por sua vez, condicionantes do tempo e do espaço, levará as forças regulares institucionais garantir a tranquilidade, o desenvolvimento, o aprimoramento coletivo e a supremacia da ordem jurídica estatal.
Por isso a ADESG, neste ano de 2025, em 21 pontos do território brasileiro, através de suas delegacias e representações, tanto presencialmente como à distância, disseminaram os conteúdos cratológicos (estudo do Poder) por seus cursos regulares a centenas de cidadãos pátrios. São os abnegados delegados e chefes de representações, juntamente com suas respectivas equipes, à noite, voluntariamente, condutores dessa erudição a tocar a alma do brasileiro por valores básicos da nacionalidade: Homem, Terra e Instituições.
Se o então Presidente MOACIR ELIAS, na sua palestra para o CAEPE/2001, alegava que a ADESG, no início do Terceiro Milênio, com seus problemas circunstanciais da época, era a maior UNIVERSIDADE CÍVICA do País, sendo este Presidente um de seus espectadores, hoje esse mesmo Presidente alega que nossa Associação é um dos maiores arsenais dotado de saberes disruptivos, rompedores de promíscuas doutrinas direcionadas a conteúdos contrários a cultura judaico-cristã do Ocidente.
É, portanto, a Associação dos Diplomados da ESG o vórtice a se a irradiar a Luz do conhecimento aos que lhe procuram. Hoje torna-se o centro irradiador de habilidades intelectuais a promanar práticas lúcidas da nacionalidade ao homem brasileiro.
Que neste 07 de dezembro de 2025, ao completar 74 primaveras, nossa querida ADESG revigore sua plataforma de princípios construtores da vontade nacional. Por fim, que erija, cada vez mais, suas colunas edificadoras dos preceitos, normas e juízos da pátria.
Um só Coração e uma só Alma em prol do Brasil.
ANTONIO CELENTE VIDEIRA – Cel. Ref Aer
Presidente
